Espinha e acne são a mesma coisa. O primeiro termo é apenas o nome comum dado à doença dermatológica associada à produção dos hormônios sexuais masculinos (presentes tanto em homens quanto em mulheres). Essas substâncias afetam as glândulas pilossebáceas, que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. O excesso se acumula e obstrui os poros, favorecendo a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
A produção de hormônios sexuais se intensifica na adolescência, por isso que a acne é mais comum nessa fase da vida. Mas o problema também pode ocorrer nos jovens adultos. Nas mulheres, chama-se acne da mulher adulta, e as lesões se concentram na região da mandíbula. “Ela pode estar relacionada ao descontrole hormonal e a problemas como ovário cístico”, afirma o dermatologista Weick França, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.
Como diminuir espinhas
Segundo França, o tratamento é individualizado para cada fase da acne. Em geral, na de grau um, a mais leve, costuma-se indicar medicamentos de uso tópico à base de ácido retinoico. Nas de grau dois e três, além de produtos para aplicar na pele, acrescenta-se algum antibiótico oral. Na acne de grau quatro, a mais grave, pode ser o caso do uso de comprimidos de isotretinoína, substância de uso restrito que regula a produção de sebo.
O que não difere em nenhum grau da doença é a necessidade de adotar uma rotina diária de limpeza e de proteção da pele. Ao acordar e antes de dormir, é necessário limpar a pele com um sabonete específico para pele oleosa. Durante o dia, também é fundamental o uso de protetor solar livre de óleo e com FPS de, no mínimo, 30.
No caso de uso de maquiagem, além do sabonete, é preciso limpar a pele com um demaquilante ou água micelar. “Também costumo recomendar que meus pacientes façam limpeza de pele (o procedimento estético) a cada 60 dias”, acrescenta França.
Dicas para espinhas
Além de limpar e proteger a pele do sol, não se deve espremer as lesões. “Como se trata de um processo inflamatório, ao espremer, você pode romper tecidos e causar com isso manchas e cicatrizes”, explica o dermatologista. Há também o risco de piorar a inflamação, levando mais bactérias para o local.
A alimentação também pode agravar a acne, principalmente na adolescência. De acordo com o especialista, ao consumir carboidrato em excesso e comidas gordurosas, colabora-se para o aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, da acne.
Como disfarçar espinhas
Se, apesar da disciplina com a alimentação e com a limpeza e proteção da pele, uma ou mais espinhas surgirem bem no dia daquele compromisso especial, não se desespere. O Neutralizador de Espinhas Faces pode dar uma mão a você nessa situação. Quer outras sugestões de produtos para cuidar da sua pele? Confira a seguir.
1. Limpeza Purificante Anti-oleosidade, de Chronos: o produto desobstrui os poros e reduz progressivamente a oleosidade, sem ressecar a pele.
2. Máscara de Argila Purificante, de Chronos: reduz a oleosidade e a aparência dos poros.
3. Solução Purificante Anti-oleosidade, de Chronos: minimiza a aparência dos poros, controlando sua espessura por até quatro horas.
4. Sérum Noturno Anti-oleosidade e Poros, de Chronos: recupera o equilíbrio e corrige as imperfeições da pele oleosa, com toque ultra seco.
5. Fluido Multi-protetor FPS 50 / FPUVA 18, de Chronos: este protetor solar tem textura ultraleve com acabamento matte aveludado.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para promoção de qualquer produto ou marca.
Comentários
Postar um comentário