Cabelo Black Power: História, Principais Cuidados





O cabelo black power, também chamado de afro, é um tipo de corte/penteado comumente usado por homens e mulheres de cabelo crespo ou cacheado. As principais características são: fios sem definição, pontas repicadas, bastante volume e formato arredondado.

Ao longo dos anos, tendências, incluindo as capilares, vem e vão no mundo da moda. Mas, o black power representa mais que um estilo casual. Para os adeptos do penteado, ele é símbolo de resistência histórica e de empoderamento.
História do cabelo black power

Não é possível definir com certeza quando o black power começou a ser usado, mas para os povos do continente africano, o cabelo crespo e penteados, como o próprio black power e a trança nagô, sempre foram formas de identidade.

Além disso, foi em aproximadamente em 1920, que o ativista jamaicano Marcus Garvey passou a levar a bandeira contra o alisamento capilar e padrões europeus. Mas, com o passar dos anos, o preconceito racial e a pressão estética fizeram com que o cabelo raspado ou alisado fossem os únicos aceitos, causando um apagamento histórico.

Em meados dos anos 60 e 70, porém, movimentos político-sociais da população negra, que lutavam para reaver direitos civis e a cultura, tomaram força principalmente nos Estados Unidos, sob gritos de expressões como “Black is beautiful” e “Black power”, que passou a dar nome ao penteado e se tornou um símbolo dos Panteras Negras.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo voltaram a viver um novo momento de empoderamento e luta. A transição capilar, isto é, assumir os fios naturais sem química alisante, devolveu a aceitação, o orgulho do próprio cabelo e incentivou a possibilidade de homens e mulheres a usarem seus cabelos crespos e cacheados, adotando novos cortes, texturas e penteados, como o black power.


Como cuidar do cabelo black power?

A princípio, os cuidados com o cabelo estilo black power são simples, isso porque o primeiro passo é investir em produtos específicos para o seu tipo de curvatura. Neste caso, você pode contar com a linha Natura Lumina para cabelos crespos ou para cabelos cacheados.

A escolha dos itens de tratamento é essencial, pois os fios crespos e cacheados precisam de mais hidratação, nutrição e óleo, portanto produtos de cuidados diários devem ser mais emolientes e ter ingredientes específicos para suprir tais necessidades.

A linha Natura Lumina, por exemplo, tem a exclusiva biotecnologia pró-teia, responsável por preencher os fios de dentro para fora, e ativo hidradefinição, além de ser livre de sulfato, petrolatos e silicone, que danificam os fios.

Outros cuidados com os fios incluem ainda: montar um cronograma capilar que atenda às necessidades do seu fio, evitar lavar o cabelo com água muito quente, investir em umectação, ter um bom protetor térmico e acessórios que facilitem o dia a dia, como a touca de cetim para dormir, que ajuda a evitar o frizz e nós.


Como finalizar o cabelo no estilo black power

Ficou curioso e quer saber como adotar o penteado no dia a dia? Confira o passo a passo!Higienize o cabelo como de costume, dando preferência a produtos do seu tipo de fio;
Ainda com os fios úmidos, finalize com um leave-in ou creme de sua preferência. Lembre-se: o cabelo deve estar úmido, pois caso esteja totalmente seco, pode quebrar;
Aposte no secador e no pente garfo – ou nos próprios dedos - para puxar os fios para cima e dar o volume que você gosta, mas não se esqueça de usar um protetor térmico.


Dicas para fazer a manutenção do cabelo black power

O grande segredo do cabelo black power é manter o corte em dia. Portanto, quando perceber que ele está perdendo o formato arredondado, é a hora de ligar para o seu cabeleireiro. E, como visto acima, os cabelos crespos e cacheados devem receber cuidados específicos, então mantenha as práticas que não prejudiquem os fios.

Comentários